HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA “SOCIEDADE DE ORQUIDÓFILOS SALTENSE”.
DR. “FREDERICO CARLOS HOEHNE”

No dia 04 de agosto de 1971, realizou-se uma reunião de orquidófilos nas dependências da Biblioteca Municipal, com a finalidade da fundação de uma sociedade. Convidados pelos Srs. Olavo Tindal Laghi e Atahyde Ribeiro Martins, estavam presentes os seguintes Srs.: Antonio Assalin, Antonio Rossi, Luiz Calçavara, Sérgio Zeferino, Clementino de Oliveira, Tadachi Abe, Eduardo Castellari, Eng. Paulo de Tarso Liberalesso, Paulo Rodrigues dos Santos, Joaquim de Arruda Sontag, Antonieta Buldrin Sontag, Tonino Chiavegatti, Maria Cristina Donalisio, Arnegildo Melussi e José Alcides Rissi.

O objetivo da reunião era explanar aos presentes sobre a necessidade de se formar uma sociedade dos orquidófilos de Salto, para que cada um pudesse dar algo de si aos demais e, ao mesmo tempo, propagar e melhorar suas coleções. O Sr. Olavo Tindal Laghi ressaltou até aonde uma sociedade como esta poderia chegar, no que se diz da simples coleção como um “hobby” até as exposições com finalidade turística para nossa cidade e promoções filantrópicas. Depois de trocas de idéias, os presentes concluíram que o momento da fundação da sociedade tinha realmente chegado nomeando-a de SOCIEDADE DE ORQUIDÓFILOS SALTENSE “DR. FREDERICO CARLOS HOEHNE”, nome este em homenagem ao grande descobridor de orquídeas e suas magníficas obras literárias a respeito. Em seguida, formou-se uma comissão administrativa que por aclamação ficou assim constituída e empossada:

Presidente: Dr. Olavo Tindal Laghi
Vice-Presidente: Clementino de Oliveira
Secrtário: Atahyde Ribeiro Martins
Segundo Secretátio: Tadachi Abe
Tesoureiro: Tonino Chiavegatti
Segundo Tesoureiro: Antonio Rossi

Foram também escolhidos os Conselheiros e os responsáveis pelos Departamentos: Técnico, de Excursão, Social, Biblioteca e de Exposição.

Passado tanto tempo, as pessoas e as funções foram mudando, mudou também o nome da Sociedade para ASO - ASSOCIAÇÃO SALTENSE DE ORQUIDÓFILOS, mas o intuito da sociedade permanece o mesmo. Hoje contamos com um número expressivo de associados que partilham e divulgam conhecimentos cada vez mais aprimorados sobre o cultivo dessa tão maravilhosa planta. A nossa Exposição de Orquídeas integra o Calendário Anual de Atividades Culturais e Turísticas da Cidade de Salto e está regida pela CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil).

Associação Saltense de Orquidofilos
Rua Siria,94
SALTO - SP - CEP 13326-040
Telefone: